Coaching

Business

Treinamentos

Blog da Simone

Textos e dicas feitos especialmente para você!

Artigo publicado em Julho 2017 no Jornal Passaporte, Por Jornalista Cleiton Palmeira
sobre a importância de coaching para o trade turístico

A importância do coaching para o trade turístico

Artigo publicado em Julho 2017 no Jornal Passaporte, Por Jornalista Cleiton Palmeira sobre a importância de coaching para o trade turístico

Por: Simone Dankfort

O Coaching tem se revelado uma ferramenta muito potente para aumentar resultados tanto profissionais quanto de  empresas que investem inspiradas neste processo.

No turismo, que para Joseph Chias, é “o negócio da felicidade”, podemos aplicar o coaching em três momentos, já que é uma forma de definir claramente qual é o objetivo a ser atingido e o melhor caminho para se chegar lá.

O primeiro seria o Coaching de Vida ou Life Coaching, onde a pessoa que escolhe passar por este processo, o faz para atingir seus objetivos pessoais e/ ou profissionais, colocando mais foco e perspectiva. Todos nós que trabalhamos em alguma área do turismo sabemos que por mais que gostemos daquilo que fazemos, muitas vezes é difícil levar uma vida sem perder o foco em outros objetivos pessoais, por motivo da correria do dia-a-dia. Ou mesmo ter um maior equilíbrio entre todas as áreas de nossas vidas como: família, saúde, relacionamento amoroso, saúde, lazer e TRABALHO. O life coaching ajuda o profissional a organizar sua vida, atingir os objetivos em menor tempo e consequentemente, deixa a pessoa mais feliz e realizada para fazer seu trabalho.

Esta etapa é recomendada aos profissionais que estão na linha de frente da comercialização do turismo, para que suas metas pessoais estejam alinhadas com as profissionais. Afinal, a felicidade que o turista busca está na capacidade de tornar realidade seus sonhos de uma boa viagem. Para fazer alguém feliz, é preciso estar feliz.

O Segundo momento é o Coaching de liderança, voltado às  pessoas com funções de chefia, extremamente importantes, pois devem motivar e desenvolver suas equipes. O líder se torna muito mais humano e consegue muito mais apoio de sua equipe fazendo com que o trabalho flua. Além disso, ele será mais capaz de identificar e preparar talentos, para novas funções ou desafios dentro da empresa. Motivação a mais para colaboradores, custo a menos para a empresa.

 O líder com este conhecimento também entenderá o perfil de seus colaboradores, portanto saberá adequar seu estilo de gerenciar, para cada situação e colaborador. Fato é que quando estamos em alguma função de chefia, o distanciamento é natural acontecer, e com apoio de um Coach, que consegue ver e interpretar cada situação com olhar neutro, o líder pode passar a entender melhor porque certas situações acontecem na organização e aplicar correções em sua gestão a tempo, melhorando assim também o desempenho da equipe.

A terceira forma de aplicação de coaching na área seria o Coaching de Equipes. Estatísticas mostram que equipes que passaram por algum processo de coaching apresentaram 76% de melhoria de qualidade, 59% de melhoria de produtividade, 73% melhoria de rentabilidade, 69% melhoria de satisfação do cliente e 71% melhoria na satisfação do gerente.

O coaching de equipes é recomendado toda vez que a empresa passar por alguma situação de impacto. Por exemplo: na implantação da empresa ou de um time novo, novo gestor, implantação de um novo produto, quando a equipe tiver num momento bom, de alto desempenho, equipes com comportamentos tóxicos, falhas de comunicação, equipes virtuais, redução de equipes, entre muitas outras situações.

A cada R$ 1,00 investido em coaching,  a empresa ganhará R$ 6, 00 de retorno. Sem falar na melhoria do ambiente de trabalho.

Existe forma melhor de vender sonho de felicidade do que com colaboradores equilibrados e felizes porque vivem e realizam os seus próprios sonhos?

Simone Dankfort: Nascida no Suriname, filha de paraense, formada em Administração de Empresas com ênfase em Hotelaria (Unibero/ SP). Trabalhou mais de 20 anos no ramo de hotelaria, turismo e eventos. Atua com coaching desde 2012. Acumula  certificações internacionais nos métodos ISOR e IBC. Pós-Graduada em Gestão Estratégica de Pessoas e MBA em Psicologia para as Organizações. Diretora na empresa Built to Fit, de consultoria e coaching. www.xdankfort.com.

trade turístico, coaching, liderança, life coaching, beneficios do coaching, coaching de transição



COMENTÁRIOS

Veja o que falam sobre este post

A importância do coaching para o trade turístico

Deixe seu comentário aqui!

Entre em contato comigo!

Curitiba - PR
+55 41 98830-1041
coach.simone@xdankfort.com